É comum dizerem-me “Sónia, durante a semana até me porto bem, mas ao fim-de-semana estrago tudo”.

É natural que durante a semana a alimentação seja mais correta pois temos rotinas, horários para as refeições e planeamos as mesmas e por isso é fácil comer apenas o que levamos para o trabalho ou o que temos em casa. Já ao fim-de-semana tendemos a ter eventos e muito mais oferta alimentar não saudável. No entanto, se para si ser saudável for um estilo de vida e uma prioridade não irá ver a alimentação como “má” durante a semana e “boa” durante o fim de semana. O que deve fazer é uma mudança de mentalidade 😊

O que quero que perceba é que ser saudável é um traço da sua personalidade. Tal como não a muda de um dia para o outro, também não deve mudar o seu estilo alimentar.

E então, como manter uma alimentação saudável ao fim de semana?

Veja as minhas 7 dicas:⠀

1º. Faça todas as refeições habituais – tome o pequeno-almoço e cumpra os snacks do lanche para evitar ficar muitas horas sem comer;
2º. Mantenha-se ativa – aproveite para passear, fazer atividades em família, desporto…
3º. Coma alimentos mais calóricos, se lhe apetecer muito e faça-o de forma consciente (será que precisa de comer 2 sobremesas, comer pão como entrada, beber 3 copos de vinho…) numa refeição.
4º. Privilegie a água como bebida e evite sumos e bebidas com álcool;
5º. Não tenha o pensamento “perdido por cem, perdido por mil”. Não é por ter comido 1 sobremesa que o peso vai aumentar, ou que já não está a ser saudável. Ser saudável é um equilíbrio e os alimentos mais calóricos, também fazem parte.
6º. Se tiver uma festa, não vá com fome – faça sempre um snack antes de sair de casa – frutos secos, ovo…
. Pense que terá muitas oportunidades para comer os alimentos que gosta e, por isso, não precisa de os comer todos no mesmo dia – a chave é moderação!

Por vezes, após um fim de semana com alimentos diferentes podemos ficar com mais apetite nos dias seguintes (já me aconteceu). Se for o caso veja os meus truques para o reduzir, aqui.

Dicas de uma Dietista. Sabor com saúde.

Para mais informações/marcação de consultaEmail – dietistasonia@gmail.com/ Tel. 937951720

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