Consome cereais ao pequeno-almoço?! Se sim, este post é para si.

Regra geral são alimentos processados, geralmente com elevado teor em açúcar, baixo em fibras e de índice glicémico elevado (ou seja, o açúcar é rapidamente absorvido pelo organismo fazendo com que sinta fome num espaço curto de tempo). Se consumirmos uma dose (30g) de cereais logo pela manhã vamos sentir mais apetite ao longo do dia, e se não conseguirmos logo comer (por uma questão profissional ou outra) vamos aumentando o apetite, o que pode significar uma ingestão voraz ou de alimentos bastante calóricos ao final do dia.

Os cereais de pequeno-almoço e granolas comuns têm cerca de 20g de açúcar por 100g. Se ingerirmos as 30g ( muitas vezes o consumo é bem superior!) estamos a consumir cerca de 1 pacote de açúcar! Recordo que a OMS recomenda um consumo máximo de 25g de açúcar por dia.

O ideal é fazermos os nossos “cereais de pequeno-almoço” ou granola em casa. Basta juntar flocos de aveia, de espelta, arroz puff… frutos secos partidos ou sementes, um fio de mel levar ao forno ou na frigideira e em 15 minutos temos uma opção saudável, equilibrada e sem aditivos, conservantes, corantes, aromatizantes e excesso de gordura e açúcar.

Se não tivermos tempo podemos comprar no supermercado. A oferta hoje em dia é imensa, mas infelizmente a lista dos equilibrados é muito pouca.

Escolha sempre um produto com uma lista de ingredientes pequena e com um teor de açúcar máximo de 15g por 100g.

Veja 4 escolhas saudáveis, de cereais e granolas nas imagens.  

E lembre-se que devemos sempre escolher alimentos na sua forma mais natural como os flocos de aveia, espelta, centeio.

Qual a sua escolha de cereais de pequeno-almoço?

Experimente fazer a sua própria granola em casa e veja como é fácil e fica deliciosa. Deixo-lhe esta receita de granola de coco, veja aqui.

Dicas de uma Dietista. Sabor com saúde.

Para mais informações/marcação de consultaEmail – dietistasonia@gmail.com/ Tel. 937951720

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