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Vou contar-lhe a história de uma das minhas pacientes, a Joana. Conseguia fazer uma alimentação correta (na sua perspetiva) até à hora do lanche. Comia sempre o pequeno-almoço, almoçava uma salada e não costumava ter fome à tarde. Quando chegava a casa ao fim da tarde, começava o tormento! Apetecia-lhe comer tudo, a fome aumentava ainda mais e ficava com vontade das bolachas, dos queijos…Comia até ficar cheia!Quando chegava à hora do jantar só jantava uma sopa, porque não tinha fome!
Revê-se nesta situação?! É comum a muitas mulheres que me procuram, trabalho sempre as soluções para esta fome antes do jantar para que não passem a tarde toda a petiscar! 

  • Faça várias refeições ao longo do dia. Se comer de 3 em 3 horas nunca terá muuiitttaa fome na próxima refeição, terá mais energia ao longo do dia, o seu organismo não lhe “vai pedir” alimentos refinados (bolachas, bolos…).
  • Faça um lanche antes de sair do trabalho ou se está em casa nesta época, faça-o sempre 3 horas após a hora do almoço e deixe-o já preparado, assim que terminar de almoçar.
  • Coma alimentos saciantes – do que adianta comer apenas uma gelatina ou 1 iogurte, se não come alimentos integrais e de qualidade (pão centeio, integral, espelta, vegetais…) e ricos em gorduras benéficas (frutos secos, abacate…) passará o dia com fome e quando chegar a casa não se irá controlar.
  • Coma sopa assim que chegue a casa. Ficará satisfeita e não irá petiscar.
  • Tenha sempre palitos de vegetais para “petiscar” enquanto cozinha – cenoura, pepino, pimento, aipo, floretes de couve flor no forno, “chips” de couve kale.
  • Antecipe a hora do jantar – um truque também pode ser começar a jantar mais cedo, para que a sua tarde não seja tão longa.

Costuma ter vontade de comer à tarde? Qual destas dicas vai colocar em prática? Comente comigo aqui em baixo nos comentários.

Dicas de uma Dietista. Sabor com saúde.

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