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Quem não gosta do sabor doce?! Eu diria que todos nós gostamos do doce (umas pessoas mais que outras é certo), mas já nascemos com o sabor inato para o doce. Desde a infância que somos expostos ao açúcar! O leite materno, as papas, as bolachas, os cereais pequeno-almoço para crianças… o fato é que o açúcar está em quase todos os alimentos e mesmo que queiramos “fugir” não é fácil.

 

A Organização Mundial de Saúde apelidou o açúcar como o veneno do século XXI e um dos maiores vícios da atualidade. O açúcar cria dependência e está associado a muitas doenças como a obesidade, Diabetes mellitus tipo 2, doenças cardiovasculares, cancro, doenças degenerativas como o Alzheimer, perda de elasticidade da pele… poderia enumerar muitas mais.

 

Em 2017 lancei o meu livro “Guerra ao Açúcar” onde apresento um questionário para verificar se está viciada neste nutriente, as doenças a que está associado, onde está presente e um plano de desintoxicação para que se consiga libertar de vez e voltar a ter mais energia e bem-estar!

 

Quantas vezes já lhe aconteceu comer um doce, rico em açúcar e no dia seguinte volta a apetecer algo doce, parece que o organismo nos está a pedir algo… e ao terceiro dia a vontade pelo doce aumenta… eu já passei por esta situação e a partir dai decidi não “ceder” à vontade do organismo. Ou seja, não tem mal nenhum comer um doce, de forma moderada e de vez em quando, contudo, o nosso organismo ao experiênciar uma sensação de bem-estar, relaxamento e todas as experiências sensoriais a nível de sabor que sentimos, vai querer sempre mais e continuar com esta sensação “benéfica”. Por isso, é importante não continuar a fazer uma ingestão de açúcar e saber onde se esconde pois, sem saber pode estar a consumir açúcar em excesso ao longo do dia e a viciar-se neste “doce veneno”.

 

O açúcar escondido está presente em alimentos industrializados e processados e não os aconselho. Contudo, sei que por vezes compramos alimentos a pensar que são saudáveis e não o são.

 

 

Veja a lista com 12 alimentos/produtos onde o açúcar se esconde:

 

1 | Pão de forma! Sim, imagina pão com açúcar! Pois, tenho esta triste notícia para lhe dar. Mesmo o que diz integral ou de cereais, costuma ter açúcar adicionado.

 

2 | Salsichas, mesmo as de aves

 

3 | Iogurte magro – magro significa que houve uma redução de gordura e não de açúcar. Opte por iogurtes naturais e sem adição de açúcar.

 

4 | Cereais de pequeno-almoço – mesmo que digam x percentagem de aveia ou ricos em fibra, não significa que não tenha açúcar adicionado.

 

5 | Fiambre de aves, tal como as salsichas têm açúcar na sua composição. Por 1 fatia a quantidade não é significativa, mas ao consumir várias fatias ao longo do dia… e é um produto com aditivos e conservantes…

 

6 | Polpa de tomate – a maioria das marcas adiciona açúcar e por isso, a análise de rótulos é importantíssima. O ideal será usar tomate fresco maduro.

 

7 | Conservas de leguminosas (feijão, grão, ervilhas, rebentos de soja…), milho… possuem açúcar para conservar. Mais uma vez analise os rótulos e escolha opções naturais.

 

8 | Delícias do mar – são tudo menos peixe! Atenção.

 

9 | Legumes congelados já salteados ou preparados – pois eu sei que são legumes, mas muitas destas opções, possuem açúcar adicionado.

 

10 | Bolachas sem açúcar – na maioria das vezes dizem 0%, mas possuem substitutos ao açúcar ou outros nomes para o mesmo.

 

11 | Chocolates com elevada percentagem de cacau (70% ou mais) – possuem açúcar à mesma. A diferença é que ao terem mais cacau vão ter mais antioxidantes e propriedades benéficas.

 

12 | Comida pré-confeccionada congelada – lasanha, arroz com caril… possuem açúcar na lista de ingredientes!

 

 

No livro “Guerra ao Açúcar” pode ver tabelas com a quantidade de açúcar da maioria dos produtos de supermercado e alternativas saudáveis ao mesmo.

 

A ideia não é retirar a 100% o açúcar da nossa alimentação, mas sim reduzir a sua ingestão e não se deixar “enganar” pelas alegações e marketing das embalagens.

 

 

 

Dicas de uma Dietista. Sabor com saúde.

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