Com o verão começamos a pensar nas férias, na praia e também nos gelados.

São frescos, doces e por esta altura onde quer que se vá estão sempre perto da nossa vista, seja numa ida a uma esplanada com amigos, numa à praia ou até a um supermercado.

É fundamental saber escolhê-los e por vezes não e por ser “mini” que tem menos calorias. Existem gelados mini com cerca de 180 Kcal, o que não faz deles algo “inofensivo” a nível calórico como poderíamos pensar.  

Restringi-los totalmente pode levar, a curto ou médio prazo, a uma posterior compulsão, ou seja, quando der por sim já comprou uma embalagem de gelados para casa e em menos de um dia conseguir consumir aquilo que tinha a intenção de comer em 15 dias.  E claro… Caso esteja num processo de emagrecimento facilmente irá recuperar o peso perdido.

O meu conselho será incluir os gelados de forma esporádica e moderada na sua alimentação. Escolha sempre opções menos calóricas, à base de fruta e mais saudáveis.

Por isso, elaborei uma lista de alguns gelado/sorvetes que poderá incluir na sua lista de compras, mas com conta, peso e medida.

A nível de supermercados, tem:

Pingo Doce – marca Pura Vida sem adição de açúcares – há de baunilha, morango e chocolate.

Continente –  gelado 0% Açúcar Equilíbrio em forma de embalagem de 500 ml em variados sabores e ainda  o gelado Mini Magníficos 0% Açúcar.

Continente e Auchan – gelado S/ Açúcar da marca Nutrégi 

Lidl – marca Gelatelli Mini “cornetto” e mini mox fruta (tipo solero)

A nível de marcas a Olá possui a Magnum Bomboniera (com 30 Kcal cada), os Soleros Smoothie de fruta (média de 55 kcal) e o Frize limão (65 kcal).

Agora já sabe qual a melhor escolha. Sendo que o ideal será fazer em casa com fruta congelada.

E quando lhe apetecer comer um gelado mais calórico (com 300 kcal!) use formas de compensar, como juntar uns frutos oleaginosos. Ensino sempre estes “truques” às minhas pacientes.

Observação: texto escrito em parceria com a Nutricionista Ana Marta Faria, 4054N

Se quer deliciar-se com uma receita saudável e caseira, sem adição de açúcar experimente este gelado de morango e banana. Pode usar também outras frutas congeladas que tenha em casa. Veja aqui a receita: 

Dicas de uma Dietista. Sabor com saúde.

Para mais informações/marcação de consultaEmail – dietistasonia@gmail.com/ Tel. 937951720

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