Como fazer uma salada saudável?! Chega a altura de verão e apetece-nos mais saladas, mais alimentos frescos. Não sei se a si lhe acontece, mas eu como muito mais saladas no verão e prefiro os legumes confeccionados no tempo mais frio. E as próprias verduras têm mais calorias no tempo frio e são, por norma, menos calóricas no tempo quente.

 

No entanto, muitas pessoas associam as saladas a alface, tomate e pepino! E está feita a salada! Isto não é uma salada, mas sim a junção de 3 vegetais.

 

A palavra “salada” significa mistura de diversos alimentos. Vou ensiná-la como fazer uma salada saudável E para que seja equilibrada deve conter:

 

  • Uma fonte de vitaminas e minerais – vegetais crus (rabanetes, acelga, cebola, espinafre, couve-roxa, cenoura…), cozinhados (brócolos, abóbora, couves, grelos, courgete…), frutas frescas.
  •  Uma fonte de proteína – carnes magras, peixes, ovos, leguminosas (feijão, grão, lentilhas…).
  •  Uma fonte de gordura de qualidade – azeite, abacate, frutos oleaginosos (nozes, amêndoas, pinhões…), sementes (sésamo, girassol, abóbora…).
  •  Cereais: milho, massa integral, couscous, millet, trigo sarraceno, bulgur, arroz integral ou basmati…

 

 

A palavra de ordem é VARIAR! Não tem de colocar todos estes elementos numa salada, mas deve variar os seus ingredientes. Experimente colocar um cereal diferente do que costuma comer, com um pouco de carne ou peixe que tenha sobrado do dia anterior e umas sementes. Depois junte 2 a 3 “verdes” (pode até grelhá-los, fica ótimo) e por fim, junte tudo num prato ou taça e complemente com um molho de iogurte, vinagrete ou simplesmente azeite (deve ter em atenção as quantidades). Pode ver uma aqui uma salada que fiz com beterraba e que ficou uma verdadeira delícia.

 

 

Sugestão – salada de quinoa com frango – mistura de folhas verdes (alface, rúcula, espinafres), quinoa cozida, frango desfiado, rabanetes, cajus tostados e um molho vinagrete com coentros.

 

 

Dicas de uma Dietista. Sabor com saúde.

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