A partir desta altura do ano, e com o desconfinamento começam a surgir casamentos/batizados/baby showers e outras festas onde impera o excesso de alimentos e geralmente alimentos mais calóricos.

Infelizmente, a maioria dos menus são à base de fritos, hidratos de carbono refinados e alimentos com elevado teor de gordura para as entradas, como é o caso dos croquetes, rissóis, pão branco, empadas, canapés, chouriço, linguiça, entre outros e muito açúcar nas sobremesas com a opção de 10 ou mais variedades. É comum a maioria das pessoas fazer um consumo excessivo nestes dias, por um lado porque querem provar um pouco de tudo e por outro porque não costumam ter tanta variedade alimentar no seu dia-a-dia e então pensam “hoje vou aproveitar para comer de tudo”.

Vou dar-lhe 9 dicas para gerir a sua alimentação e fazer boas escolhas, nestes eventos.

  • Tome sempre o pequeno-almoço antes de sair de casa – assim evita que fique com muita fome na refeição seguinte
  • Leve snacks de fácil transporte para comer a meio-da-manhã ou até á hora da refeição (é muito frequente a hora de almoço ser marcada para uma hora e começarmos a comer 2 horas depois) – exemplo – ovo cozido, frutos secos, iogurte ou queijo magro, muffins (receita)… desta forma não vai estar cheia de fome quando chegar ao buffet
  • Quando chegar ao local da refeição evite comer pão e salgados e opte por camarão e carnes frias, por forma a ingerir proteína que sacia e evitar as gorduras, principalmente saturadas e os hidratos de carbono refinados;
  • Na hora da refeição inicie sempre pela sopa e no prato abuse dos legumes e salada, assim estará a ingerir mais fibra e vai ficar mais saciada evitando comer tanto do prato e sobremesas
  • Coma a sobremesa logo após a refeição. Este “pequeno truque” faz com que tenhamos menos fome e com que as calorias, açúcar e/ou gordura da sobremesa sejam menos absorvidas;
  • Durante a festa evite beber álcool – opte por um copo de vinho – e privilegie a água, pois as bebidas alcoólicas desidratam e têm imensas calorias
  • No buffet de queijos e enchidos opte pelas carnes frias – presunto sem gordura, paio e pelo camarão – assim estará a optar pela proteína em detrimento das gorduras saturadas
  • No buffet das sobremesas escolha 2 a 3 e tire apenas uma pequena porção das que escolher e não um pouco de todas as opções disponíveis – evitará comer mais calorias e açúcar pois limitará a quantidade que vai ingerir
  • Mexa-se, dança por forma a não estar todo o dia sentado – para haver maior gasto de calorias

No dia seguinte (ou até no próprio dia) pratique exercício físico – para ativar e acelerar o metabolismo. Mantenha a sua rotina alimentar habitual nos dias seguintes.

Lembre-se não é uma porção que faz mal, mas sim querer comer e repetir várias vezes.

Se mesmo com estes truques, sentir que abusou no evento e se sente inchada e mais pesada, coloque estas 6 dicas em prática e volte a sentir-se mais leve. leia quais são:

Dicas de uma Dietista. Sabor com saúde.

Para mais informações/marcação de consultaEmail – dietistasonia@gmail.com/ Tel. 937951720

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