+351 937 951 720 dietistasonia@gmail.com

 

 

 

Fim de semana é sinónimo de descanso, relaxar e estar com as pessoas que mais gosta. E como bons portugueses que somos conviver é… estar à volta da mesa. Pois é, mas isso nem sempre significa boas opções alimentares. Muitas vezes temos o pensamento “é fim de semana e não quero pensar na alimentação. Quero aproveitar e comer o que me apetecer, sem fazer escolhas”. Compreendo perfeitamente o que diz e pensa, mas não concordo a 100%. Porquê? Porque estar de fim de semana ou estar de férias ou estar numa festa não deve ser sinónimo de abusos só porque sim. Devemos sempre fazer uma alimentação consciente e se o nosso estilo de vida for saudável, não vamos comer só porque estão todos a comer. Vamos sim aprender a fazer escolhas. São essas escolhas e estratégias que ensino as minhas pacientes a fazerem. Quantas e quantas vezes levei salada para casa de amigos, levei a sobremesa saudável… não há mal nenhum e estamos a fazer um bem por nós e pelos outros.

 

 

Contudo, se nota que comeu algo diferente e precisa de recuperar desses excessos siga estas 5 dicas e em 2 ou 3 dias está outra vez a sentir-se bem.

 

1 |  Faça pequenas refeições ao longo do dia – pois é já deve ter ouvido n vezes esta frase, mas se não a aplicar de nada valerá. É importante comer pequenos snacks e várias vezes ao dia (de 3 em 3 horas) para que o organismo acelere. Pode optar por fruta, frutos secos, palitos de vegetais, ovo cozido…

 

2 |  Organize os snacks para o dia – se já tiver organizado o que vai comer de véspera, conseguirá pensar e refletir nas suas escolhas e não ficará muitas horas sem comer, nem comerá as bolachas porque não teve tempo para fazer panquecas ou porque não foi às compras e não havia mais nada.

 

3 |  Faça um jantar mais leve – pode comer apenas uma sopa de vegetais ou uma salada com carne ou peixe, mas em porções reduzidas.

 

4 |  Beba muita água – geralmente quando se pesa no dia seguinte e tem mais peso, não é necessariamente do que comeu, mas sim retenção de líquidos, pois os alimentos menos saudáveis são mais ricos em açúcar, gordura, sal e processados.

 

5 |  Não comer de menos ao longo do dia – caso contrário vai chegar à noite cheia, cheia de fome e vai acabar por comer mais calorias

 

6 |  Fazer exercício físico – praticar desporto vai ajudá-la a acelerar o metabolismo, a queimar mais massa gorda nos dias seguintes, para além de toda a energia e bem-estar que proporciona.

 

 

 

Aproveite o fim de semana, descanse, mas lembre-se um alimento diferente numa quantidade moderada sabe bem, o excesso irá fazer-lhe mal. Tenha equilíbrio e seja saudável.

 

 

 

Dicas de uma Dietista. Sabor com saúde.

Para mais informações/marcação de consulta

Email – dietistasonia@gmail.com/ Tel. 937951720