+351 937 951 720 dietistasonia@gmail.com

 

Oiço imensas vezes esta frase! E há dias estava a pensar “o que fará alguém saber que deve comer de forma saudável, que vai ter imensos benefícios para a sua saúde e bem-estar, e depois não conseguir fazê-lo, porque lhe falta a motivação e a força de vontade”.

 

Quando sabemos o porquê de algo, torna-se mais fácil agir e fazer diferente e por isso, vou ajudá-la a perceber o que pode estar a acontecer!

 

Na minha opinião é devido a 3 fatores.

 

1 – “Bagagem” que trás do passado, por ter feito dieta, atrás de dieta! Pense comigo, se já fez tantas, mas tantas tentativas e nunca conseguiu emagrecer, porquê que agora irá ser diferente?! (atenção que não concordo com este pensamento, mas é o que efetivamente acontece). O nosso cérebro ter provas de que o que dizemos é “verdade” (mesmo que seja só para nós mesmas) e por isso, quando inicia um processo de emagrecimento, acaba por arranjar desculpas e se autossabotar, o que vai dar mais força à sua frase “eu já sabia que não ia conseguir”.

 

2 – Situações da sua vida, emoções… que não consegue controlar ou lhe causam muita ansiedade e stress. Comer é um ato de prazer. E comer alimentos ricos em açúcar vai permitir o aumento de neurotransmissores, a serotonina e dopamina que lhe vão proporcionar uma sensação de bem-estar, relaxamento e uma felicidade momentânea. Naquele momento, em que come alimentos mais calóricos vai sentir-se bem e os seus “problemas” vão dissipar-se.

 

3 – A alimentação serve também como “recompensa”. Se consegui terminar um projeto vou comer para festejar. Se o dia correu mal, vou comer para me recompensar com um mimo. Se não consegui algo que queria, vou recompensar-me com um alimento que gosto e me dá prazer e a sensação de superação.

 

 

E agora pergunta, “mas como faço para ganhar força de vontade e motivação”. A motivação tem de ser intrínseca. Não pode ser a mãe, amigas, a sociedade a dizer-lhe que precisa de emagrecer. Tem de querer e ACREDITAR que é possível! Uma técnica que uso em consulta é “os 5 porquês” que consiste em perguntar-se 5 vezes o porque de querer emagrecer. Vai ver que vai chegar a um motivo forte e inabalável e é a esse motivo que se deve “agarrar”. Depois de o saber escreva-o todos os dias e releia-o à noite, antes de se deitar!

 

Vai conseguir e eu vou ajudá-la!!!

 

Dicas de uma Dietista. Sabor com saúde.

Para mais informações/marcação de consulta

Email – dietistasonia@gmail.com/ Tel. 937951720