Cozinhar é um ato de amor que temos para nós mesmas e para a nossa família. 

Já dizia Hipócrates “somos o que comemos”. Por isso, se cozinharmos com alimentos naturais, da época (terão maior teor de vitaminas e minerais), com ervas aromáticas, com azeite e usando os métodos de confeção certos conseguimos comer refeições saudáveis, equilibradas e cheias de cor e sabor.

Tal como já referi várias vezes, é essencial planearmos o que vamos fazer e elaborar a ementa da semana para que todos os alimentos e condimentos necessários estejam em casa. É muito importante que tenhamos tempo para realizar esta tarefa.

Inclua toda a família no processo 😊 os mais pequenos podem ir buscar alguns ingredientes (peço sempre ao D. e ao L. para irem buscar os legumes), podem mexer, temperar com ervas aromáticas… o importante é que se apercebam que é uma tarefa essencial para todos e para a nossa saúde e bem-estar.

Vou indicar-lhe quais os 3 métodos de confeção que privilegio e mais faço em casa!

1.Cozer – a melhor forma é cozer a vapor – é um método que evita que haja desperdícios de vitaminas (principalmente hidrossolúveis) para a água da cozedura. Experimente colocar ervas aromáticas na água para dar um sabor diferente aos alimentos. Se cozer os alimentos na água, use uma pequena quantidade e aproveite-a para sopas ou caldos.

2. Assar – e atenção que assar não é fazer refogados primeiro e encher o tabuleiro de gordura! Para este método deve usar uma quantidade moderada de azeite e fazer marinadas para que os alimentos ganhem sabor. Pode ser feito com limão, ervas aromáticas e especiarias, vinho e cerveja. Outra dica importante passa por retirar a pele da carne, nomeadamente frango e peru, pois é onde se concentra a maior quantidade de gordura.

No final, evite comer a gordura que fica no tabuleiro.

Outra dica é colocar pedaços grandes de legumes para formar uma “cama” por baixo do alimento. Por exemplo, cebola, alho francês, tomate, cenoura…

3. Estufar – adoro este método! É rápido e saboroso. Consiste em colocar todos os ingredientes ao mesmo tempo na panela e tapá-la. Por exemplo, o azeite (cerca de 1 colher de sobremesa por refeição e por pessoa), cebola, alho, legumes, a carne ou peixe e um pouco de água ou vinho branco e deixar cozer em lume brando. Os nutrientes que passarem para o líquido serão aproveitados no molho. Abuse dos legumes, para evitar colocar mais gordura e das ervas aromáticas que darão um sabor divinal.

Qual o seu método de confecção preferido? Comente comigo.

Para que começe já a fazer receitas saudáveis deixo-lhe a sugestão de um prato de ervilhas estufadas. Uma receita rápida e saborosa. Veja aqui neste artigo.

Dicas de uma Dietista. Sabor com saúde.
Para mais informações/marcação de consulta
Email – dietistasonia@gmail.com/ Tel. 937951720

 

0
    0
    Carrinho de Compras
    Carrinho vazioRegressar à loja