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O fim de semana é aquela altura em que nos apetece fazer algo diferente!

Sair da rotina, não ter horários, comer outros pratos, uma sobremesa e por vezes, até é a própria família a pedir que faça aquela receita que adoram.

Muitas pacientes dizem-me que se “portam muito bem” durante a semana, mas… chega o fim de semana e pronto… já sabem que vão exagerar! E eu pergunto sempre “porquê?!”. Porquê este pensamento que temos de nos portar “bem” e depois portar “mal”? Não mudamos de personalidade, não mudamos os nossos valores, não mudamos de estilo de roupa de forma radical… por que temos de mudar a nossa alimentação?! Concordo, que comamos algo diferente e mudemos a rotina, mas estas “diferenças” têm que estar alinhadas com os meus objetivos e estilo de vida. Não concorda?

E qual a solução? Mudar a sua mentalidade e dizer NÃO à mentalidade de dieta.  

Pense comigo, se durante a semana fizer 6 refeições por dia, em 7 dias fará 42 refeições. Acredita mesmo que o seu foco deverá estar naquela refeição fora de regra?! Claro que não! Não tem mal comer algo diferente… conviver! A regra é comer uma quantidade moderada e acompanhar sempre com salada ou legumes. Não deve é fazer isso com a mentalidade de que está a fazer algo errado, porque aí sim, o fará. Ainda que seja de forma inconsciente vai acabar por comer mais do que devia, afinal já está a “pecar”, não é!?

Não veja os alimentos como bons ou maus e a semana como dieta e o fim de semana como exagero! Mantenha a sua alimentação e aproveite para relaxar, sem que isso comprometa a sua saúde e bem-estar.

Qual a mentalidade que vai ter neste fim de semana? De alimentação saudável ou de dieta? Comente comigo.

Mas Sónia, e se exagerar no fim de semana, o que devo fazer? Caso note que comeu algo a mais, o importante é não sentir culpa e verificar qual ou quais os motivos que a levaram a fazer essa ingestão. Desta forma, vai criar estratégias para que numa próxima vez coma de forma diferente. 

Deixo-lhe este artigo, aqui, onde pode ler sobre 6 formas de compensar os excessos no fim de semana.

 

Dicas de uma Dietista. Sabor com saúde.
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