Sabe que adoro organização e planeamento ??
São duas palavras que uso muito e que aplico no meu dia-a-dia para tudo e na alimentação ganha ainda mais sentido!
Noto uma grande dificuldade, por parte de quem me segue, em fazer snacks nutritivos e saborosos! As pessoas têm tendência para comprarem tudo pronto no supermercado, com a ideia que será mais rápido! Mas será que poupa assim tanto tempo?! E será que também está a poupar a sua saúde?! ?
Claro, que se tiver uma semana com imensas tarefas posso optar por usar snacks já prontos, mas escolho sempre os mais naturais – fruta, frutos secos, iogurtes, aveia… e se tiver de comprar no supermercado o critério é o mesmo – a lista de ingredientes tem de se inexistente ou a mais curta possível!
Assim, gosto imenso de fazer os meus próprios snacks em casa e o lema cá de casa é fazer o máximo de refeições/snacks de uma só vez para ficarmos logo despachados (que gerir trabalho, casa e 2 meninos com uma diferença de apenas 2 anos é um desafio). Adoro DESCOMPLICAR!⠀
Assim, faço sempre os snacks com o que tenho em casa. São ingredientes que permitem várias conjugações e muito versáteis.
Os meus truques:
- Planear, na altura de elaborar a ementa semanal, quais são os snacks que quero fazer nessa semana;
- Verificar se tenho todos os ingredientes, e caso contrário, adicionar à lista de compras;
- Fazer snacks, sempre que vou fazer o jantar. Uma vez que tenho o forno ligado e já estou a investir tempo a cozinhar, aproveito e faço os snacks (um bolo, muffins…). Desta forma, poupo tempo e dinheiro na conta da eletricidade.
Geralmente tenho sempre farinhas – aveia, espelta, amêndoa, coco, flocos aveia, centeio, sementes, frutos secos, azeite, fruta, mel, coco ralado, canela…
Gosto de receitas simples, com poucos ingredientes e em que seja apenas misturar tudo! Adoro descomplicar e por isso, misturo o que me fizer sentido, mexo e se estiver com a consistência certa é só levar ao forno. Enquanto o jantar e os snacks fazem fico com tempo para tratar dos meninos e de outros assuntos 🙂
Desta forma, fico com snacks para a semana toda. E sabe tão bem fazer a pausa entre consultas para comer algo saboroso e que sei que me vai dar energia (boa e duradoura) para o resto do dia! Quem mais?
Comente comigo, como se organiza em relação aos snacks?
Agora que já viu que organizar os snacks para toda a semana é fácil e simples, deixo-lhe uma lista de snacks para variar no seu dia-a-dia. Leia o artigo, aqui.
Comentários recentes