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Com a chegada do calor e do verão chegam também as férias e para a maioria das pessoas as férias grandes de 15 dias ou 3 semanas. Por esta altura tendemos a descurar os princípios de uma alimentação saudável devido às mais diversas razões: “Vou estar em família”, “Vou estar num hotel ou num regime de tudo incluído”, “Os meus filhos vão comer uma bola de berlim na praia e não irei resistir”, “Só me apetecem gelados”, entre outras frases que habitualmente oiço em consulta.

 

Estas premissas fazem com que seja mais difícil de cumprir o seu plano alimentar saudável, contudo, não são impeditivas e não nos obrigam a fazer excessos alimentares diários.

 

 

Estarmos de férias significa descontração, descanso, ausência de rotinas e horários, mas não devemos descurar as regras de uma alimentação saudável.

– Pense que tipo de férias irá fazer e se vai precisar de levar ou não comida.

 

  • Se for para uma casa particular deve contabilizar os snacks e alguns alimentos para fazer os almoços/jantares;

 

  • Se for fazer praia ou passear na natureza deve pensar em alimentos fáceis de transportar e que não se estraguem e levar sempre uma lancheira com placas de gelo para manter a temperatura amena.

 

  • Se for para um tudo incluído não irá precisar de levar tantos alimentos, mas aconselho a levar peças de fruta, frutos secos e sementes para ir comendo ao lanche, pois as opções destes locais são sempre muito pouco saudáveis e não deve passar uma semana inteira a comer hambúrgueres, pizas ou gelados como lanche.

 

  • Mantenha os seus horários de refeições e os intervalos de 3 ou 4 horas, entre as mesmas

 

  • Coma pequenas porções a cada refeição. Pode comer apenas 1 fatia de pão de manhã e deixar uma segunda fatia de pão para o lanche para repartir os alimentos.

 

  • Privilegie o consumo de saladas e legumes devido ao seu teor em água;

 

  • Aproveite para fazer exercício físico – terá mais tempo (aqui já não pode ser uma desculpa). Pode fazer caminhadas na praia, jogar raquetes, vólei, nadar, andar de bicicleta, dançar… as opções são ilimitadas. O importante é mexer-se.

 

 

 

 

Dicas de uma Dietista. Sabor com saúde.

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