Há anos que tenta emagrecer, faz dietas (até passa alguma fome), faz um sacrifício enorme e até consegue emagrecer no início, mas depois começam a faltar-lhe as “forças”, perde a motivação porque acha que emagrecer é muito difícil, porque tem de cozinhar para a família, porque vê o seu marido a comer bolachas e bolos… “sinto-me à parte de todos! Porque que não posso comer o que gosto e emagrecer?” Vou mostrar-lhe como emagrecer de forma fácil e pode ler mais neste artigo.

Quero dizer-lhe que emagrecer é mais do que comer o alimento x ou y. Emagrecer tem a ver com uma alteração profunda no seu eu, em que começa a valorizar os alimentos saudáveis, tem prazer a comê-los e vê todas as vantagens e bem-estar que estes lhe proporcionam.

 

Contudo, hoje quero falar-lhe dos 5 erros que pode estar a cometer na sua alimentação e que não a vão deixar emagrecer e sentir-se melhor consigo mesmo.

 

Vamos ver quais são estes 5 erros/hábitos que deve evitar JÁ!

 

1 – Não tomar o pequeno-almoço – é algo que vejo muito e que as pessoas pensam que pode ajudar a emagrecer, pois vão diminuir o valor calórico do dia, mas acaba por ter o efeito contrário. Porquê? Vai ter muitoooo mais fome ao longo do dia, e vão-lhe apetecer alimentos mais calóricos e de rápida absorção. Tome sempre, sempre o pequeno-almoço.

 

2 – Comer iogurtes com polpas, frutas, cereais – mesmo que digam 0%, a grande maioria desses iogurtes possui açúcar, devido à adição destes ingredientes, e muitos aditivos alimentares. Prefira os iogurtes naturais.

 

3 – Comer barras de cereais – podem parecer saudáveis, porque são feitas com aveia ou adoçadas com tâmaras, mas no geral, as barras providenciam uma fonte de energia rápida, por serem ricas em açúcar. Mesmo que sejam açúcares naturais, a quantidade de açúcar por uma barra é muita e o pior… não vai ficar saciada. Porque não trocar esse lanche “rápido” por uma peça de fruta e uma porção de frutos secos.

 

4 – Adicionar açúcar no café ou no chá – já existem muitas pessoas que não o fazem, mas muitas que mantêm o hábito. “Ah, é só um bocadinho…”. Sim, mas se beber 3 cafés por dia e usar um pacote de açúcar (6g) em cada, dará 18g de açúcar ao final do dia e 126g de açúcar no final da semana, o que corresponde a 504Kcal!!

 

5 – Comer só uma sopa à refeição – esta “tentativa” de comer pouco, vai resultar em um aumento de apetite ao longo da tarde e pior, apetite por alimentos calóricos! Vai ingerir mais alimentos ao longo do dia, e de pior qualidade, do que se tivesse comido a sopa e um prato com proteína e vegetais e uma porção de hidratos de carbono complexos.

 

Aconselho-a a verificar se faz algum destes erros e a corrigir, com uma alimentação mais saudável.

 

Dicas de uma Dietista. Sabor com saúde.

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