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Nesta altura do ano as castanhas são um dos frutos mais consumidos, quer devido ao dia de São Martinho, mas também por ser um fruto da época e apresentar características nutricionais benéficas para a nossa saúde.
As castanhas apresentam as seguintes características nutricionais:
– elevado teor em água
– elevado teor em hidratos de carbono complexos o que vai conferir mais saciedade e uma manutenção da glicemia;
– elevado teor em fibra que ajudaram a regular o trânsito intestinal;
– são ricas em vitamina C, E e vitaminas B, nomeadamente a B6 e ácido fólico (importante para o bom funcionamento do sistema nervoso);
– boa fonte de cálcio, potássio, magnésio e fósforo;
– contêm substâncias alcalinizantes que neutralizam o excesso de ácidos no sangue;
– possuem fitoquímicos como luteína e zeaxantina (importantes na visão);
Quando comparada aos frutos oleaginosos (nozes, amêndoas, avelãs…) possui menos gordura (apenas 2% contra cerca de 70%) e um maior teor em água, sendo por isso menos calórica.
100g castanha assada – parte edível
Energia (Kcal)
221
Água (g)
39,4
Proteína (g)
3,5
Lípidos (g)
1,3
Hidratos de carbono (g)
45,5
Fibras (g)
7
Fonte: tabela da composição dos alimentos portugueses, Instituto Ricardo Jorge.
 
Podem ser consumidas desde que em quantidades moderadas e sempre como substituição da sua dose de hidratos de carbono diários, ou seja, nas refeições principais/lanches e nunca como um petisco depois de jantar.
Desfrute deste prazer de Outono!
Dicas de uma Dietista. Sabor com saúde.
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