Vou dar-lhe um exemplo de uma paciente que estava num ciclo vicioso do peso. A Joana (nome fictício) aumentou de peso após a faculdade. O trabalho sedentário e o pouco tempo para fazer exercício físico, fizeram com que ganhasse 10 kg. Mas em consulta, também me confidenciou que não tem tempo para preparar as refeições, sai de casa a correr sem tomar o pequeno-almoço e almoça algo ligeiro (uma sopa) na pastelaria ao lado do trabalho. Saturada com o peso que tinha pois já não se sentia bem, não estava feliz, estava sempre cansada e sem tempo para si começou a fazer dieta (que a sua amiga Maria estava a fazer). Pensou “isto é tudo igual, basta comer pouco e consigo emagrecer”. Correu tudo bem durante a primeira semana e estava super feliz, nas semanas seguintes emagreceu menos (terá sido apenas por ter comido aquele bocadinho de bolo?! Bem, não se pode mesmo comer nada!), mas estava a conseguir emagrecer. Mas as semanas começaram a ser mais difíceis, a motivação já não era a mesma e de vez em quando comia algumas coisas diferentes (mas achava que não fazia assim tão mal!).
A verdade é que o peso estagnou e passado 2 meses já tinha recuperado tudo. Ficou triste, frustrada e a pensar que nunca iria conseguir emagrecer. Comeu em demasia para compensar a sua tristeza e o peso ainda aumentou mais e a sua vontade por alimentos doces. E este ciclo vicioso do peso, foi-se formando devagar e sem a Joana ter noção. Quando se apercebeu já estava a sentir-se mal, com muito mais peso, pouca auto-estima e pensou “não posso continuar assim, vou fazer outra vez dieta!” E tudo recomeça…
Este é um testemunho de uma paciente, que hoje em dia já conseguiu emagrecer 15kg e mantém o peso há 2 anos. Está radiante, com uma energia inesgotável e não é a mesma pessoa.
Mas o que a Joana tinha feito uma vida inteira era entrar no ciclo vicioso do peso, que lhe mostro de seguida!
??????????-?? ??? ???? ??????!
? Não está satisfeita com o seu peso
? Restringe a alimentação sem acompanhamento
? Fica triste e frustrada
? Come demais para compensar estados emocionais
? Volta a aumentar o peso!?
Não entre neste ciclo vicioso! Faça um PLANO ALIMENTAR SAUDÁVEL e não uma dieta, nem uma RESTRIÇÃO!
Vou ajudá-la a dar os primeiros passos na sua mudança! Preparada?! Leia neste artigo qual é a minha opinião sobre dietas.
Dicas de uma Dietista. Sabor com saúde.
Para mais informações/marcação de consulta
Email – [email protected]/ Tel. 937951720
Comentários recentes