fbpx
+351 937 951 720 dietistasonia@gmail.com

O apetite é algo que assombra a maioria das pessoas. É uma resposta fisiológica á fome que deve ser respeitada. No entanto, ao longo da nossa vida, acabamos por nem sempre “ouvir” o nosso organismo e descontrolar os factores hormonais que regulam este processo. Estados emocionais, doenças,medicamentos, maus hábitos alimentares adquiridos, entre outros, podem alterar o apetite.

 

8 dicas que irão ajudar a controlar o apetite:  

– Tomar sempre o pequeno-almoço

Diversos estudos comprovam que se saltarmos o pequeno-almoço iremos ter mais fome nas refeições seguintes e ao longo de todo o dia optando por alimentos menos saudáveis.

 

– Controlar os horários

É importante estabelecer horários o mais constantes possíveis e não ficar mais de 3 a 4 horas sem comer. Devemos realizar 5 a 6 refeições diárias para evitar chegar á próxima refeição com muita fome.

 

– Comer devagar

Desde que o estômago está cheio até que a sensação de saciedade chegue ao cérebro é necessário um período mínimo de 20 minutos. Assim se a refeição demorar menos que este tempo acabamos por ingerir mais alimentos.

 

– Preferir alimentos saciantes

O consumo de proteína (carne, peixe, ovos, leite e derivados, feijão, grão…) e fibras (frutas, vegetais, leguminosas, sementes e cereais integrais) às refeições permite uma maior sensação de saciedade e atrasam o esvaziamento gástrico.

 

– Evite o consumo de açúcar

A ingestão de açúcar eleva muito a glicemia fazendo com que posteriormente haja uma diminuição e surja novamente vontade pela ingestão de mais açúcar. Se lhe apetecer um doce opte por uma peça de fruta com canela e iogurte magro, uma gelatina 0% de açúcar, rebuçados sem açúcar, uma barra proteica sem açúcar ou um pedaço de chocolate negro com mais de 70 por cento de cacau.

 

– Não comer durante actividades lúdicas

A ingestão alimentar durante um jogo, a visualização de um filme, TV, leitura de um livro, entre outras actividades é superior ao que seriam as necessidades reais, uma vez que não estamos concentrados no que estamos a ingerir.

 

– Dormir pelo menos 6 a 8 horas

Cada um tem o seu ritmo de sono, mas poucas horas de descanso aumentam o apetite por alimentos menos saudáveis.

 

– Praticar exercício físico

Manter-se activo mantém os níveis de açúcar sanguíneos estáveis ao longo do dia, favorece o humor e diminui os níveis de ansiedade.

 

Controle o apetite e mantenha um peso saudável.

Abrir Conversa
Posso ajudá-la?
Olá!
Estou aqui para ajudá-la!