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Hoje em dia é possível confeccionar os alimentos sem lhes adicionar sal ou gordura em excesso. É possível melhorar e incrementar o paladar, aroma e cor dos alimentos sem recorrer há fritura.

Dicas para confeccionar de forma saudável:

  • Cozer, cozer a vapor, escalfar – são formas de confecção que utilizam essencialmente água  As temperaturas utilizadas são baixas e o tempo de confecção maior. Pode sempre usar especiarias e ervas aromáticas para dar mais sabor aos alimentos e reduzir o teor de sal;
  • Estufar – utiliza uma pequena quantidade de água e vinho/marinada e os sucos dos próprios alimentos. Podem acrescentar-se legumes e ervas aromáticas, especiarias. Utiliza-se o caldo resultante da confecção o que permite ingerir as vitaminas e minerais que saem dos alimentos;
  • Microondas – forma de confeccionar rápida e com pouco desperdício de vitaminas e minerais;
  • Caldeirada/jardineira – semelhante ao estufado – aproveita-se o líquido da confecção dos alimentos e a temperatura utilizada é baixa não havendo degradação da gordura utilizada.

Use e abuse das ervas aromáticas, especiarias e das confecções que resultam num caldo (rico em vitaminas e minerais) e que são feitas a baixas temperaturas.

Evite fritos e demasiada gordura e sal.

 

Dicas de uma Dietista. Sabor com saúde.

 

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