+351 937 951 720 dietistasonia@gmail.com

Metabolismo… uma palavra tantas vezes usada geralmente para elucidar se perdemos peso facilmente ou não. Mas o que é na verdade o metabolismo? Consiste num conjunto de transformações e reações químicas através das quais se realizam os processos de síntese (construção) e degradação celular.  Este conjunto de reações acontece por via de uma cadeia de enzimas, hormonas e de outros produtos intermediários. Fonte

O metabolismo depende de vários fatores como idade, género, genética, prática de atividade física, medicação, alimentação, stress, etc. É por esse motivo que existem pessoas que comem de tudo e são extremamente magras e outras que dificilmente emagrecem. A par destas situações existem também outros fatores que alteram o nosso metabolismo como dietas demasiados restritivas, longos períodos de jejum, ingestão calórica superior às necessidades e as dietas chamadas de iô-iô ou seja, em que alterna períodos de restrição com períodos de compulsão alimentar. Fonte

Como conseguir então acelerar o metabolismo ao longo do dia?

1 – Tome sempre o pequeno-almoço – é a refeição mais importante e vai fazer com que se quebre o jejum noturno de 8 horas ou mais. Desta forma, o organismo vai começar logo a funcionar e vai se manter ativo ao longo do dia. Escolha alimentos proteicos como ovo, lacticínios magros, charcutaria magra e pouco processados como os cereais integrais.

2 – Faça refeições regulares – comer de forma frequente, de 3 em 3 horas ou 4 em 4 horas vai manter o metabolismo acelerado e também evitar que fique cheio de fome e coma mais na próxima refeição.

3 – Pratique exercício físico – deve praticar regularmente exercício físico – quanto mais ativo for, mais acelerado vai ser o seu metabolismo. Um dos “truques” é alternar exercícios com diferentes intensidades para estar constantemente a estimular o nosso corpo.

4 – Consuma alimentos termogénicos – existem alimentos que pelas suas propriedades ajudam a acelerar o metabolismo. São exemplos – as especiarias (pimenta vermelha, gengibre, canela, açafrão…), chá verde, café, chocolate preto, alimentos ricos em ómega 3 (salmão, sardinhas, nozes…), entre outros.

5 – Beba água (de preferência fria) – Se estiver desidratado o seu metabolismo tende a ficar mais lento. Ao beber água fria o seu corpo vai gastar energia para manter a temperatura corporal.

6 – Durma bem – uma boa noite de sono irá preparar o organismo para estar mais ativo durante o dia.

 

Acelerar o metabolismo fará com que consiga queimar mais calorias e auxilie a alcançar ou manter o peso ideal. Estas dicas manterão o organismo saudável e autorregulado. Não faça dietas que diminuem o seu metabolismo e criam disfunções; coma de forma equilibrada.

 

Abrir Conversa
Posso ajudá-la?
Olá!
Estou aqui para ajudá-la!