fbpx
+351 937 951 720 dietistasonia@gmail.com

 

 

Quantas vezes foi ao supermercado, e começou a olhar para as embalagens, pois queria comprar umas bolachas saudáveis! Depois de olhar várias vezes, escolhe as que dizem 0% açúcar. Pensa “de certeza que estas são uma boa escolha, são mais saudáveis”.

 

 

O que deveria ter visto, era a lista de ingredientes e a tabela nutricional. Ensino as minhas pacientes a analisarem os rótulos e muitas vezes ficam surpreendidas, quando percebem que certos alimentos ditos, sem açúcar…afinal têm estes nutrientes e muito mais!

 

 

Verifique estes 5 ingredientes e no caso, de o produto os conter não o leve para casa.

 

– Açúcar –se estiver nos primeiros 3 ingredientes, significa tem um elevado teor, não é saudável. Os ingredientes estão listados por ordem decrescente, o primeiro ingrediente é o que está presente em maior quantidade e o último, em menor quantidade.

 

– Sacarose/frutose…se a palavra terminar em ose, também não deve levar o produto, pois é sinónimo de açúcar.

 

– Farinha de trigo –se não tiver a palavra integral, ou se disser integral, uma percentagem de 5%, não compre o produto. Significa que não tem fibra, o que vai aumentar o açúcar no sangue e passado pouco tempo (glicemia) diminui e fica cheia de fome.

 

– Gordura vegetal de palma e gorduras hidrogenadas –são produzidas industrialmente. O seu consumo aumenta o risco de doença cardiovascular. A gordura de palma, é usada pela industria e perde a sua capacidade antioxidante e pode provocar toxicidade.

 

– Adoçantes artificiais (E9) -E950 (Acesulfame-K); E951 (Aspartame); E952 (Ciclamato); E954 (Sacarina); Sorbitol; E955 (Sucralose) -estudos indicam que o consumo continuado por estar relacionado com o diversos problemas de saúde, como desenvolvimento de cancro, ou aumento de peso.

 

Boas Receitas !!!!

 

 

 

 

Dicas de uma Dietista. Sabor com saúde.

Para mais informações/marcação de consulta

Email – dietistasonia@gmail.com/ Tel. 937951720

Abrir Conversa
Posso ajudá-la?
Olá!
Estou aqui para ajudá-la!