+351 937 951 720 dietistasonia@gmail.com

 

 

Hoje venho falar-lhe das 5 alternativas doces para comer à noite. É um tema que falo muito em consulta. Geralmente quando é que lhe apetece comer um doce? À noite, acertei?! Porque que isso acontece? Porque questões emocionais e hormonais. Durante o dia estamos “ocupadas” com mil atividades e numa correria, que pode apetecer, mas talvez não seja a altura em que vamos comer com maior tranquilidade e vamos adiando… Quando chegamos a casa e já estamos no conforto do nosso espaço, temos os alimentos “à mão”, ninguém para nos julgar e tendemos a descomprimir das emoções e sentimentos que tivemos ao longo do dia. Se pensar bem o “o meu organismo pede-me um doce” tem uma razão de ansiedade, stress, tristeza por detrás. Vou deixar-lhe 5 alternativas doces para comer à noite e que a vão ajudar a não comer as bolachas ou o gelado que tem no congelador.

 

O que deve fazer é perguntar-se “porque que me está a apetecer comer este alimento?” e verá que a resposta será mais emocional que fisiológica (certamente não é fome). Depois deve evitar de comer. Como? Bebendo um chá, realizando uma atividade que lhe dê prazer e a distraia (ler, uma atividade manual, organizar algo…). Se mesmo assim, a vontade não atenuar deve comer algo saudável e equilibrado. Ensino sempre as minhas pacientes a comerem os doces, como o fazer para que sintam o prazer, com uma pequena quantidade (pode ler aqui). Quer saber quais são as alternativas que aconselho?

 

Veja aqui
  • Maçã cozida (pode fazer no micro-ondas – é muito rápido) com canela
  • 2 quadrados de chocolate negro acima de 85% de cacau
  • 1 Iogurte natural com 1 colher de sobremesa de cacau em pó magro
  • Bolo de caneca (Numa caneca juntar 1 ovo, 2 colheres de sopa de farinha de aveia, 1 colher de sopa de cacau em pó magro, 1 colher de chá de mel. Mexer bem e levar ao mico ondas durante 2 ou 3 minutos)
  • ½ Banana com 1 colher de chá de manteiga de amendoim

 

O que me diz a estas opções?! São todas uma delícia.

 

Dicas de uma Dietista. Sabor com saúde.

Para mais informações/marcação de consulta

Email – dietistasonia@gmail.com/ Tel. 937951720