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Afinal, o que é fome emocional?

Como saber se está mesmo com fome ou apenas a querer comer algo (principalmente doce) para compensar emoções? Ensino as minhas pacientes a distinguirem e a não precisarem, nunca mais de comer devido ao stress, ansiedade, tristeza… 

É possível adoptar algumas estratégias que ajudam a controlar a fome emocional:

  • Faça várias refeições ao longo do dia. É importante estabelecer e manter as rotinas de horário das refeições. 
  • Faça refeições equilibradas e completas, que promovam a saciedade em vez de estar sempre a beliscar aqui e ali. 
  • Beba muita água, no mínimo 1,5l e não confunda sede com apetite. 
  • Evite dietas restritivas 
  • Durma bem e entre 6 a 8 horas por noite; 
  • Evite ir às compras com fome; 
  • Pratique exercício físico, pois é uma forma de libertar as hormonas do bem-estar e felicidade; 
  • Reduza o stress, através de técnicas de respiração, meditação; 
  • Beba chás calmantes e adocicados como por exemplo o de camomila, maçã e canela, maracujá…; 
  • Evite o açúcar, os seus derivados e até mesmo adoçantes; 
  • Evite ter em casa alimentos ricos em açúcares e com a combinação gordura-sal-crocante. 

Quer livrar-se de vez desta “vontade de comer” incontrolável? Vou dar-lhe todas as estratégias para a ajudar nas minhas sessões de Nutricoaching. Preparada? Comece já Hoje! 

Se, no entanto, sente que é mesmo fome (não come há mais de 3 horas, o estômago começa a fazer barulho…), deve comer, mas ouvir o seu corpo e dar-lhe alimentos saciantes. Veja 6 snacks saudáveis e saborosos para quando tem fome, aqui.

 

Dicas de uma Dietista. Sabor com saúde.

Para mais informações/marcação de consultaEmail – dietistasonia@gmail.com/ Tel. 937951720

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