Muitas vezes o regresso do bom tempo e a abertura da época balnear significa que vem aí um desafio: planear o que se vai comer durante o dia… Seja na praia, na piscina ou até numa ida em família ao parque. ☺️

A escolha de opções saudáveis pode ser uma tarefa difícil. Mas já sabe que estou aqui para ajudá-la. A dica que dou a todas as minhas pacientes é que devem ANTECIPAR.

Isto significa saber que ingredientes usar e preparar tudo com antecedência para que no dia não escolha uma opção menos saudável, mais calórica e mais cara!

Devemos sempre valorizar os alimentos da época e de produção local e de preferência, fáceis de transportar.

Assim sendo, para que tenha escolhas fáceis e nutritivas, deixo-lhe a sugestão de 5 SNACKS SAUDÁVEIS, LEVES E HIDRATANTES que podem e devem fazer parte da lancheira familiar durante a época de verão/praia.

? Fruta fresca – Opte por fruta característica dos meses de verão (melão, melancia, cerejas, ameixas, framboesas, figos, pêssegos…).

? Palitos de Hortícolas – Tomate cherry, palitos de cenoura, pickles, palitos de curgette, beterraba, aipo…

? Tremoços – é uma leguminosa com um elevado teor em proteína e fibra, o que vai conferir saciedade. Um pirex de 60g tem apenas 70kcal. Dica: Lave bem lavados para retirar todo o sólido do líquido de conservação.

? Mufins de legumes – uma excelente forma de reaproveitar sobras de legumes. Dê largas à sua imaginação e misture os legumes a gosto (2 colheres de sopa), alguns tomates cherry e um ovo. Bater, temperar com especiarias e levar ao forno, dentro das formas de muffins, durante 15 a 20 minutos.

? Frutos secos – uma mão de nozes/amêndoas/avelãs/amendoins, uma vez por dia para partilhar com a família. Ou então, porque não juntá-los a um iogurte! Experimente!

Lembre-se de incluir líquidos, não açucarados, para se manter hidratada o dia todo.

Qual o seu snack preferido e que não dispensa, nas férias? ?

Obs: Texto escrito em parceria com a Nutricionista Ana Marta Faria (4054N)

As refeições principais também devem ser planeadas, para que não cai na tentação de comer apenas sandes ou massa com atum. Se fizer o planeamento com antecedência e tiver todos os ingredientes em casa será muito fácil cumprir com o que estabeleceu. Um truque que uso é deixar tudo pronto à noite, para quando chegar a altura de cozinhar ao almoço ser só juntar os ingredientes, aguardar o tempo de confecção e já está! Simples e prático. Veja esta ementa que lhe ofereço para aplicar nas suas férias, aqui. Espero que goste.

Dicas de uma Dietista. Sabor com saúde.

Para mais informações/marcação de consultaEmail – dietistasonia@gmail.com/ Tel. 937951720

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