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“Mas eu só comi um bocadinho!”

Iniciou uma dieta e está a cumprir tudo “direitinho”. Tem comido legumes, pequenas porções, bebido água… e na segunda-feira quando se pesa só emagreceu 300g! (Atenção, quem é minha paciente sabe que nunca devemos dizer “só emagreci”, mas sim “emagreci” pois o “só” desvaloriza o resultado que teve e devemos sempre festejar todas as conquistas, mesmo que pareçam pequenas). Fica dececionada e triste e pensa, “mas eu cumpri tudo, o que pode ter sido? Será que vou o bocadinho de croissant e sushi que comi no fim de semana?! Foi tão pouco, que é impossível!

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Agora imagine que precisa de um plano com 1600kcal para emagrecer e alcançar os resultados que pretende. Se ao fim de semana ingere um croissant com chocolate (porque o seu marido comprou e estavam todos a comer), está a consumir mais 250 a 300kcal. Depois à noite pede sushi para o jantar e ingere à vontade mais 400kcal e no domingo não lhe apetece cozinhar e faz uma lasanha de compra (que só come um bocadinho e até acompanha com salada), o que acrescenta mais 550kcal. Só em 2 dias são mais 1250kcal!!

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Será mesmo que estes “bocadinhos” são insignificantes?

Não! Agora, atenção, não quero com isto dizer-lhe que nunca mais vai comer estes alimentos. Nada disso! Sou a favor que podemos e devemos comer de tudo. Existem alimentos que vamos sempre adorar, mesmo que sejam calóricos. Contudo, temos que compreender que existem fases, como a do emagrecimento, em que uma ingestão superior às nossas necessidades energéticas vai ter um impacto muito grande no objetivo final e outras fases em que o impacto é menor, porque já não “precisamos” tanto deste tipo de alimentos e a sua ingestão é esporádica e moderada.

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Só pretendo alertar que comer em 2 dias mais 1250kcal que o que precisa vai ter impacto na sua saúde e bem-estar e não podem ser vistos como “bocadinhos insignificantes”!

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Preparada para começar a comer de forma saudável, emagrecer e voltar a sentir-se mais leve e com mais energia?! Escreva “sim” nos comentários e se tiver curiosidade, descubra aqui o seu nível de comportamento alimentar.

 

 

Dicas de uma Dietista. Sabor com saúde.
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