fbpx

Hoje em dia ser Mulher significa que temos de ser multifacetadas e por isso estes 6 Nutrientes essenciais para as mulheres de que vou falar são muito importantes! Somos mães, companheiras/esposas, donas de casa, amigas, filhas, desportistas, empreendedoras/trabalhadoras… ufa! Desenvolvemos um sem número de tarefas e papéis!

Para termos energia para tantas atividades, temos que estar bem nutridas, comer bem, relaxar (super importante e bem sei que às vezes parece impossível) e valorizarmo-nos!

⠀⠀⠀⠀⠀

Podemos e devemos retirar toda a anergia que necessitamos dos alimentos. Uma alimentação saudável vai promover a nossa saúde e prevenir doenças. Para o bom funcionamento do organismo da mulher existem nutrientes que têm um papel essencial e devem ter ingeridos diariamente. 

A par da energia que precisamos para o dia-a-dia não esquecer que o corpo da mulher passa por várias fases específicas, como a adolescência, idade fértil, menopausa, que requerem nutrientes específicos.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ 

Vou então dizer-lhe quais os 6 Nutrientes essenciais para as mulheres e os alimentos onde os pode encontrar:

· Ferro: carne, gema de ovo e legumes de folha verde escura (espinafre, agrião, couves…).

· Magnésio:  frutos oleaginosos, sementes, leguminosas, pescado e cacau.

· Cálcio:  lacticínios, frutos oleaginosos (como as castanhas do maranhão), vegetais de folha verde, leguminosas, soja.

· Vitamina D: ovo, peixes gordos (arenque, salmão, atum, sardinha), fígado e óleo de fígado de bacalhau, leite e queijo.

· Triptofano: leite e derivados, leguminosas, frutos oleaginosos (nozes, amêndoas), banana, aveia, chocolate negro.

· Ácido fólico: vegetais folha verde (couves, brócolos, espinafre, acelgas, espargos…), feijão, lentilhas, ovo, cereais integrais, amendoins, sementes de girassol e frutas (laranja, morango, melão, banana).

· Beta-caroteno: cenoura, manga, pêssego, abóbora, melancia, batata-doce, agrião, espinafres e couves.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ 

Se reparar todos os alimentos apresentados são alimentos naturais e baseados em legumes (principalmente os de folha verde escura), frutos oleaginosos (nozes, amêndoas, castanha do maranhão), sementes (linhaça, sésamo…), leguminosas e cereais integrais (como a aveia), peixes gordos, ovos e fruta. Assim, ao fazer uma alimentação variada e equilibrada conseguirá ingerir os nutrientes, vitaminas e minerais necessários para o correto funcionamento do seu corpo.

 

Gostou destas dicas? Se tiver interesse em outros temas pode sempre ver outras dicas que tenho para si aqui.

 

 

Dicas de uma Dietista. Sabor com saúde.
Para mais informações/marcação de consulta
Email – dietistasonia@gmail.com/ Tel. 937951720
0
    0
    Carrinho de Compras
    Carrinho vazioRegressar à loja