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“Tenho sempre vontade de comer um doce”, como faço para controlar estes desejos?

Esta é uma pergunta que faz algumas vezes?! 

Uma das grandes dificuldades das minhas pacientes, quando chegam à primeira consulta, é não conseguirem resistir aos doces. Fazem um esforço, sabem que não deviam estar a comer, mas o desejo é maior! E sabe porquê? Por que razão lhe apetece tanto um doce?

Existem vários motivos, mas geralmente, está ligado à diminuição da hormona serotonina. Esta é responsável por uma sensação de bem-estar e relaxamento, de felicidade e quando estamos tristes, ansiosas, stressadas esta hormona está diminuída. Também ocorre na fase pré-menstrual, devido às alterações hormonais, neste período.

Algo que me dizem muito é “tenho sempre vontade de um doce após o almoço e o jantar.” É natural, pois se a refeição que tiverem ingerido for de difícil digestão o estômago demora tempo a indicar ao cérebro que está saciado e por isso, a vontade por açúcar aumenta. No final do dia e após o jantar, o desejo está ligado à diminuição na produção de serotonina. 

Outro motivo, pode ser uma carência em algumas vitaminas e minerais como as vitaminas do complexo B, zinco, magnésio e triptofano.

E Sónia, quais as formas de controlar esta vontade por doces?!

Vou deixar-lhe 6 dicas:

1 – Reduzir o consumo de açúcar ao longo do dia – quanto mais açúcar consumirmos, mais o organismo pedirá. Não adicione açúcar ao café, nem ao chá, reduza alimentos processados como cereais de pequeno-almoço, barras, bolachas…

2 – Fazer exercício físico – vai aumentar a produção de serotonina. Ficará com uma sensação de relaxamento e bem-estar e o corpo pedirá menos doces.

3 – Consumir refeições com bastantes legumes e saladas – vão saciar, devido ao aporte de fibra e são de fácil digestão. 

4 – Consumir alimentos ricos em triptofano – é um percurso da produção de serotonina. Se a sua ingestão estiver em défice, a vontade de comer doces estará aumentada. Pode encontrá-lo em alimentos como a banana, aveia, castanha do pará, nozes, leguminosas (nomeadamente grão-de-bico), peixes gordos (salmão, atum, arenque…), ovo, chocolate negro, sementes abóbora e girassol…

5 – Comer de 3 em 3 horas – ao comer várias vezes ao longo do dia e alimentos saciantes, vai evitar ter “aquela vontade” de comer doces ao final do dia.

6 – Distrair-se com outras atividades – nos primeiros minutos em que tiver vontade de comer um doce, deve beber um chá e fazer qualquer coisa para se distrair, que não seja comer. 

Ensino este e outros truques às minhas pacientes.

É possível não estar constantemente a “precisar” de um doce. Deve colocar estas dicas em prática e pensar sempre “em quê comer este doce, me vai ajudar a ser mais saudável ou até mais feliz?”. Lembre-se que a sensação de prazer é momentânea e depois fica a culpa e a sensação de fracasso por ter comido.

O que costuma fazer quando tem aquela vontade imensa de comer um doce? Comente comigo.

Se mesmo assim, de vez em quando ficar com vontade de comer um doce, opte por escolhas mais saudáveis. Deixo-lhe 4 opções equilibradas, neste artigo

Dicas de uma Dietista. Sabor com saúde.
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