Porquê que nos dias mais frios temos a sensação de estar com mais fome do que nos dias mais quentes?
Alguns estudos sugerem que a fome sentida está relacionada com a necessidade do organismo se adaptar à temperatura ambiente.
Assim que as temperaturas começam a diminuir, o organismo acelera no sentido de manter a temperatura corporal. Esta maior necessidade e gasto de energia faz-nos sentir mais fome e aumentar o consumo de alimentos com elevada densidade calórica e de gordura. Por outro lado, os próprios alimentos que surgem nesta altura são mais calóricos como é o caso dos frutos secos e oleaginosos (nozes, amêndoas, castanhas) e da batata-doce.
Um grupo de investigadores (Y Ma et al, 2006) verificou que o aumento da ingestão calórica diária e de gordura durante o Outono e a diminuição do exercício físico durante o Inverno levaram a um aumento de peso nestas estações.
No entanto, as alterações de peso foram pequenas, sendo por isso necessários mais estudos nesta área.
No entanto, as alterações de peso foram pequenas, sendo por isso necessários mais estudos nesta área.
Existem ainda outros factores, que não a ingestão alimentar, que contribuem para o aumento de peso e alterações corporais nas estações mais frias: a diminuição ou ausência de prática de exercício físico e o estado psicológico do indivíduo.
Com a diminuição das temperaturas os indivíduos experienciam uma maior letargia e desmotivação pela prática de exercício físico permanecendo mais tempo em casa, com um maior acesso aos alimentos.
Por outro lado, a diminuição da luminosidade e os dias mais curtos também afectam psicologicamente os indivíduos, podendo em casos mais graves ocorrer uma depressão sazonal ou desordem afectiva sazonal, induzindo letargia, fadiga, alterações do humor e do apetite. Este último ponto está relacionado com a diminuição nos níveis de serotonina (provocada pela baixa luminosidade), que aumenta o desejo pela ingestão de hidratos de carbono, particularmente açúcares. O seu consumo provoca a libertação da insulina que rapidamente direcciona os açúcares para as células, ocorrendo uma diminuição do açúcar no sangue, resultando assim em mais fome e mais desejo por doces.
A melatonina (hormona produzida durante a noite) está aumentada nos meses mais cinzentos e escuros provocando uma sensação de fadiga e falta de energia.
Todos estes factores actuam em sinergia na alteração do peso e é preciso geri-los da melhor forma.
- Aumente o consumo de alimentos quentes ao longo do dia como chás/infusões, cafés, sopas;
- Consuma alimentos ricos em fibras e hidratos carbono complexos (pão/tostas integrais, arroz, massa integral, leguminosas), pois vão manter a saciedade e ajudar a aumentar os níveis de serotonina;
- Consuma alimentos ricos em ómega3 como nozes, peixes gordos, sementes de chia, linhaça, que ajudam a combater estados depressivos;
- Aumente a prática de exercício físico (caminhar, correr, andar de bicicleta) e inclua toda a família.
Não se deixe inibir pelas baixas temperaturas, mexa-se e pratique uma alimentação saudável todo o ano.
Dicas de uma Dietista. Sabor com saúde.
Comentários recentes