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Quem não gosta de um doce que levante o dedo! 😉 acho que todos gostamos, não é verdade?! Desde bebés que somos estimulados ao sabor doce do leite materno, das papas, das frutas, das bolachas e depois de todos os alimentos que dão às crianças e não deveriam ser oferecidos como sumos, bolos, cereais de pequeno-almoço açucarados… e por isso, dificilmente existe alguém que não goste. E não tem mal nenhum em se gostar do doce. Devemos e podemos é limitar a ingestão de alimentos doces e saber fazer boas escolhas quando nos apetece este sabor. Quem nunca teve aquele dia em que só pensava num chocolate ou num bolo ou numa determinada sobremesa?! Todos temos e o segredo reside em estar habituada a alimentos/produtos pouco doces. Eu sei que não é fácil, mas garanto-lhe que é possível e que é algo que se treina. Quanto menos açúcar e alimentos similares ingerir menos necessidade vai sentir de os ingerir e mais fácil vai ser ficar satisfeita com uma pequena quantidade. A sua tolerância ao doce será muito pequena e 2 a 3 colheres de sobremesa serão suficientes para saciar a vontade.

 

No entanto, bem sei que existem dias e dias e por vezes apetece comer um pouco mais ou queremos fazer uma sobremesa, mas saudável. Tenho muitas pacientes e fico super orgulhosa, a dizerem-me “tinha um jantar e fiquei de levar uma sobremesa, mas queria algo saboroso e saudável. Então fiz as substituições como me ensinou e todos adoraram! Não sobrou nada”. Adoro estes feedbacks positivos! Fico mesmo de coração cheio, pois a minha missão é mesmo ensinar e passar os conhecimentos que uma alimentação saudável é simples, saborosa e descomplicada. E como também a quero ensinar a si que me segue deixo-lhe os 5 truques para tornar as suas sobremesas mais saudáveis, mas igualmente divinais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dicas de uma Dietista. Sabor com saúde.

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