+351 937 951 720 dietistasonia@gmail.com

 

“Sónia, eu quero emagrecer, mas não tenho tempo para estar horas a cozinhar!”, é uma frase que oiço muito em consulta e a minha resposta é sempre a mesma. Qual o motivo porque tem de passar horas e horas na cozinha? Uma alimentação saudável deve ser simples, saborosa e colorida e descomplicada. Para mim estes 4 adjetivos são o pilar e não abdico deles! Adoro uma alimentação saudável e gosto de cozinhar, mas não passo horas na cozinha e por isso, percebo perfeitamente a sua afirmação!

 

Vou dar-lhe 5 dicas incríveis que vão facilitar o seu dia a dia (anote e ponha-as em prática):

 

– Planeie as refeições semanais escolhendo 3 receitas principais e que possam ser adaptadas a outras receitas. O que quero dizer? Por exemplo, frango estufado. No primeiro dia come o frango estufado como o cozinhou; no segundo dia desfia uma parte do frango e junta-o a uma salada de quinoa e avelãs com espinafres e no terceiro dia utiliza um pouco do frango para fazer uma quiche, com 1 receita que vai demorar 30 a 40 minutos a fazer consegue mais 2 refeições!

 

– Aproveite o forno – imagine que estipulou fazer douradas no forno na 4f. Aproveite que tem o forno ligado e faça um tabuleiro de legumes (no forno ficam ótimos – abóbora, nabo, courgete, chuchu, beringela, cogumelos) e pode ainda fazer uns muffins de banana (aveia, banana, iogurte natural, azeite e fermento).

 

– Faça acompanhamentos versáteis – escolha acompanhamentos que consiga aproveitar para 2 ou 3 pratos diferentes. Por exemplo, couscus integrais salteados com amêndoas e brócolos podem servir de acompanhamento para uma carne, mas também para juntar a uma salada de alface, rúcula e beterraba com 1 lata de atum.

 

– No dia em que planear fazer salada lave logo uma alface inteira, sacuda bem a água das folhas e guarde num taparuer para nos dias seguintes já ter a salada pronta; pode fazê-lo também com o pepino e o tomate (já estarem cortados às rodelas, mas não separe as rodelas para não se perderem muitas vitaminas e minerais); tenha também couve roxa cortada em juliana para dar mais cor aos seus pratos.

 

– Faça quantidades maiores e congele – já que está na cozinha e tem de cozinhar aproveite o tempo da melhor forma para que depois tenha mais tempo livre (pelo menos da cozinha) nos restantes dias da semana. Faça sempre quantidades superiores de comida e congele! Fica óptimo, um empadão de peixe feito com couve flor e batata doce, uma lasanha feita com beringela e courgete, uma posta de peixe assada que desfia para depois adicionar a saladas, uma perna de peru assada com molho de mostarda e mel! Humm!!!

 

Com pequenos passos todos os dias e a criação de uma rotina alimentar saudável é possível comer bem e ter refeições saborosas e equilibradas, sem esforço.

 

Espero que estas dicas lhe sejam muito úteis!

 

Dicas de uma Dietista. Sabor com saúde.

Para mais informações/marcação de consulta

Email – dietistasonia@gmail.com/ Tel. 937951720

Abrir Conversa
Posso ajudá-la?
Olá!
Estou aqui para ajudá-la!