fbpx

Marmitas saudáveis para os 5 dias da semana#2

Marmitas saudáveis para os 5 dias da semana#2

Este é um dos seus grandes desafios?! Muitos dos meus pacientes tinham esta dificuldade, mas com os “truques” que passo em consulta deixaram de a ter e eu fico super orgulhosa! Além disso, ofereço um ebook com a ementa e as receitas para a primeira semana! Tudo para vos ajudar 🙂

Vou ensiná-la a preparar marmitas saudáveis para os 5 dias da semana e só vai precisar de 2 horas na cozinha!

  1. Elabore (previamente) a ementa semanal e a respetiva lista de compras e tenha todos os ingredientes de que necessita em casa;
  2. Compre 2 peixes diferentes que goste (por exemplo bacalhau e perca), tempere-os com um pouco de sal, pimenta e ervas aromáticas a gosto (gosto de colocar manjericão, erva provençal, coentros, louro, cominhos…) e disponha-os num tabuleiro que possa ir ao forno;
  3. Numa frigideira coloque um fio de azeite, um dente de alho partido e depois salteie 3 legumes cortados aos cubos/tiras, por exemplo beringela, abóbora e espargos e tempere com ervas aromáticas/especiarias;
  4. Numa panela faça uma perna de peru (previamente cortada aos cubos) estufada (azeite, cebola, alho, tomate aos cubos e vinho branco e os temperos que gostar) – coloque em lume brando e enquanto confecciona aqueça água numa chaleira;
  5. Cozinhe 1 porção de trigo sarraceno que dê para cerca de 3 refeições – basta tostar um pouco numa frigideira e colocar a cozer no dobro da quantidade de água durante 15 minutos ou até a água evaporar;
  6. Corte batata-doce para cerca de 2 a 3 refeições e arranje um brócolo fresco – coloque tudo na mesma panela, água a ferver e um pouco de sal.
  7. Depois de tudo pronto pode optar (se tiver espaço no frigorífico) por dividir o que confecionou por 5 taparueres e já tem todas as refeições prontas para a semana!

Dica – também pode congelar as refeições de 5f e 6f para não se estragarem!

Menu exemplificativo

2f – Bacalhau no forno com batata doce cozida e legumes salteados

3f – Perna de peru estufada com trigo sarraceno e brócolos

4f – omelete com perca desfiada e legumes salteados

5f – Salada de bacalhau – desfiar o bacalhau e misturar com alface, rúcula, cenoura ralada, grão ou batata doce cozida e rodelas de azeitonas

6f –Perna de peru estufada com trigo sarraceno e legumes salteados

Qual destes passos já costuma fazer e qual é que vai começar a colocar em prática? Deixe aqui escrito nos comentários.



Deixar uma resposta