11 Dicas para uma alimentação saudável nas crianças

11 Dicas para uma alimentação saudável nas crianças

As crianças precisam de regras e rotinas no seu dia-a-dia e a alimentação não foge a estes pressupostos. Faça com que os seus filhos tenham uma alimentação saudável e equilibrada variando ao máximo os alimentos e colocando em prática estas dicas:

  • Comer 3 refeições principais (pequeno-almoço, almoço e jantar) e 2 ou 3 lanches ao longo do dia, para que sejam satisfeitas as suas necessidades de energia e nutrientes para um crescimento saudável.
  • Iniciar o almoço e o jantar com sopa, uma vez que a criança se sentirá satisfeita com menos quantidade de alimentos no prato principal.
  • Comer fruta e hortícolas frescos todos os dias, uma vez que estes são ricos em vitaminas e minerais.
  • Variar entre carne e peixe.
  • Consumir regularmente leguminosas.
  • Incluir laticínios na alimentação diária.
  • Consumir cereais e seus derivados diariamente.
  • Reduzir o consumo de alimentos açucarados, ricos em gordura e de baixo valor nutricional, uma vez que estes têm uma valor energético elevado e são pobres em micronutrientes, contribuindo em grande escala para o aumento da ingestão das calorias diárias e, consequentemente, do peso corporal.
  • Beber água ao longo do dia, já que esta é essencial para todas as funções do organismo e para a manutenção da vida.
  • Comer sempre a horas certas e não petiscar antes das refeições, uma vez que se mantiver uma rotina alimentar a fome do seu filho vai-se adaptar ao horário estabelecido.
  • Iniciar a ingestão de sal e açúcar o mais tarde possível no seu crescimento, e forma a não criar habituação da criança a estes sabores.
FONTE: ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DOS NUTRICIONISTAS


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