Dicas para criar bons hábitos alimentares nos seus filhos

Dicas para criar bons hábitos alimentares nos seus filhos

É uma frase feita que se ouve muitas vezes, mas concordo inteiramente com ela “as crianças de hoje serão os adultos de amanhã”.

Todos nós nascemos a gostar do sabor doce, contudo os alimentos que nos são apresentados desde a infância, logo desde a diversificação alimentar, vão ter impacto nas nossas preferências mais tarde. Assim, é importante criar bons hábitos alimentares nos nossos filhos.

Como podemos criar bons hábitos alimentares:

  • Não ofereça alimentos açucarados como sumos, refrigerantes, bolos, bolachas, gomas, entre outros
  • Dê o exemplo e coma de forma saudável – de nada vale querer que o seu filho coma brócolos se depois este legume não está no seu prato ou ir a uma festa e privá-lo/a de comer bolo, mas tirar uma fatia para si;
  • Ofereça o mesmo alimento durante 10 dias seguidos, para que a criança possa familiarizar-se com o sabor e aprender a gostar;
  • Componha o prato de forma divertida, utilizando legumes de várias cores e texturas e contando uma história;
  • Realce os benefícios (imediatos, pois as crianças não conseguem percepcionar o futuro) dos alimentos, por exemplo, “a fruta vai fazer bem à barriga”, “a cenoura vai fazer os olhos bonitos”…

 

Não deve proibir nenhum alimento, mas sim oferecer sempre os alimentos mais saudáveis para que se tornem parte da sua rotina alimentar. Se não estiver à vista, na despensa, no frigorífico a criança nem se vai lembrar dos alimentos menos saudáveis e processados.

Invista no bem-estar e desenvolvimento físico e psíquico do/ seu/sua filho/a.

 

Dicas de uma Dietista. Sabor com saúde.

Para mais informações/marcação de consulta

Email – dietistasonia@gmail.com/ Tel. 937951720



Deixar uma resposta