5 Dicas para tornar o exercício físico numa rotina

5 Dicas para tornar o exercício físico numa rotina

A prática de exercício físico é essencial para um estilo de vida saudável.

Verifico muitas vezes em consulta que é menos fácil os meus pacientes iniciarem a pratica de uma atividade física do que alterarem hábitos alimentares. O exercício físico pode tornar-se viciante, mas para isso tem que fazer parte da nossa rotina e é aqui, na criação de uma rotina, que muitos falham.

Se fizer exercício físico todos os dias é mais fácil que este se torne um hábito, ou seja, algo automático e fácil de executar, ao contrário das 2 ou 3 vezes por semana em que quase se obriga a ir para o ginásio. Deve fazê-lo durante cerca de 30 dias seguidos, para que no final deste período já estava incorporado nas suas rotinas diárias.

As seguintes dicas são uma ajuda para que consiga ser bem sucedido em fazer do exercício físico um hábito diário.

  1. Marque uma hora. Decida qual a melhor hora para cumprir este novo hábito – de manhã, à hora do almoço, no final da tarde – e mantenha-se fiel a esse horário.
  2. Use um lembrete. Se usamos lembretes para não nos esquecermos dos nossos compromissos, então também podemos utilizá-los para a hora de fazer exercício – coloque um lembrete no telemóvel, envie um email, um post-it na sua secretária, no carro… o importante é que se lembre e não adie este compromisso.
  3. Escolha a atividade certa para si – deve escolher uma atividade que lhe dê prazer a realizar e que o motive e o coloque em expectativa. Pode sempre conciliar com uma música que goste para tornar a atividade ainda mais prazerosa.
  4. Comece devagar – uma vez que vai iniciar deve começar por um pequeno período de tempo e com exercícios de baixa intensidade para que o seu corpo se possa ir habituando. À medida que o tempo for passando e que se sinta bem aumente a duração e intensidade dos treinos.
  5. Organize o equipamento de véspera – pode não conseguir arrumar a roupa, artigos de higiene, calçado, e equipamentos de que necessite antes da atividade física o que vai fazer com que adie a prática para outro dia e interrompa o ciclo diário de exercício. Quanto menos obstáculos e confusões existirem em torno da formação deste novo hábito, mais probabilidades terá de ser bem sucedido.

O exercício  físico não tem de ser uma luta constante, basta torná-lo parte da sua rotina diária.

 

Dicas de uma Dietista. Sabor com saúde.

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