5 Razões para fazer exercício físico no Inverno

5 Razões para fazer exercício físico no Inverno

O Inverno trás a chuva e o frio e geralmente leva-nos também a um aumento de peso e gordura corporal. Porquê? Porque comemos mais em quantidade, comemos alimentos mais calóricos e fazemos menos exercício.

É nesta altura do ano que mais devemos fazer exercício físico para que possamos estar em forma nos meses mais quentes e para fazer face à ingestão dos alimentos mais calóricos típicos do inverno.

5 razões para fazer exercício físico no Inverno:

  • Aumenta o metabolismo – ao baixar a temperatura exterior o nosso organismo tem de aumentar o gasto energético para aumentar a temperatura corporal. O gasto calórico pode aumentar até 30%, uma vez que o corpo precisa queimar mais calorias para aumentar o seu próprio calor.
  • Queimamos as calorias extra ingeridas – com o frio o organismo pede-nos pratos mais calóricos, por exemplo a feijoada, o cozido à Portuguesa, o chocolate quente e para ajudar a equilibrar o peso e a gastar estas calorias extras temos que aumentar a atividade física 🙂
  • Aumenta a boa disposição e bem-estar – útil em dias cinzentos e chuvosos em que os estados depressivos tendem a aumentar; a pratica de exercício físico leva a um aumento dos níveis de serotonina e endorfinas, que vão proporcionar um aumento da boa disposição, do humor, bem como um alívio das dores e uma diminuição do stress e ansiedade.
  • Equilibra o sono – Um estudo publicado na revista Mental Health and Physical Activity revelou que pessoas habituadas a praticar pelo menos 150 minutos de exercícios por semana dormem melhor e ficam mais alertas durante o dia, comparadas àquelas que praticam pouco ou nenhum exercício.
  • Ativa o sistema imunitário – Alguns estudos epidemiológicos têm demonstrado que existe uma relação positiva entre um estilo de vida ativo, com a realização de atividades de intensidade moderada, prática de exercícios regulares e aumento da resistência às infecções do trato respiratório superior.

 

É essencial transformar o treino diário num ato de prazer e aproveitar ao máximo o bem-estar que a prática do desporto proporciona. Bons treinos!!



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