Lancheira saudável para a escola

Lancheira saudável para a escola
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Os números da obesidade infantil são assustadores. Em Portugal, cerca de um terço das crianças sofrem de excesso de peso e 10% são obesas. Cabe aos pais e encarregados de educação dar o exemplo a começar pelos alimentos que enviam todos os dias nas lancheiras das crianças.

 

O que não pode faltar na lancheira do/a seu/sua filho/a?

Deve ser composta por uma porção de cada um dos seguintes grupos:

  • Uma porção de hidratos carbono complexos (pão integral ou centeio, aveia, cereais integrais sem açúcar, tostas integrais…);
  • Uma porção de fruta fresca ou vegetal;
  • Uma fonte de proteína (iogurte, queijos brancos, fiambre de aves, leite, ovo);
  • Uma bebida (leite, iogurte, chá, água mineral)

 

Dicas:

  • Varie os alimentos de dia para dia para não criar monotonia e estimular a degustação de novos sabores;
  • Organize a lancheira de forma atrativa, ou seja, coloque alimentos coloridos e com diferentes texturas;                                                                                       Fonte
  • Não use alimentos industrializados (bolachas, bolos pastelaria, pães de leite com chocolate, batatas fritas…);
  • Use cortadores de bolachas e biscoitos para o lanche ficar atrativo 🙂

 

Exemplos de lanches:

  • Pão escuro (integral ou centeio) com queijo flamengo ou fresco ou ricota ou fiambre de aves com alface + leite simples ou bebida vegetal
  • Iogurte natural + granola caseira (ver receita) + 1 peça de fruta
  • Waffle de aveia (ver aqui) + fruta
  • Leite meio-gordo ou bebida vegetal + bolo de laranja (ver receita)
  • Galletes arroz ou milho sem sal +  2 triângulos queijo Vaca Que Ri + palitos de cenoura
  • Iogurte aroma + cookies aveia e alfarroba (ver receita) + 1 fruta
  • Ovo cozido + pão de mistura ou integral com doce de fruta sem adição de açúcar
  • Queijo fresco + tomate ás rodelas + tostas integrais + infusão de frutos (sem açúcar)

Deve sempre adicionar uma garrafa de água.

Bons lanches!!



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