Granola caseira#1

Granola caseira#1
Hoje em dia ouve-se falar muito em granola. É um produto alimentar cuja base são os flocos de aveia e à qual se podem incluir outros cereais, gordura, frutos secos e oleaginosos e sementes. Muitas vezes é adoçada com mel ou melaço e esta mistura de ingredientes é torrada para que se aglomerem.
As prateleiras de supermercado e das lojas dietéticas inundam-se deste produto, mas será que é assim tão saudável quanto parece?
Quando feita com ingredientes balanceados, os benefícios da granola são numerosos para à saúde. Mas é preciso estar atento à sua composição. Dependendo do tipo de gordura dos alimentos adicionados a receita e da quantidade de açúcar, ela pode tornar-se um inimigo à saúde e à dieta, já para não falar dos conservantes e melhorantes que aumentam e em muito a lista de ingredientes deste alimento. Para ser boa, é preciso que a granola contenha fibras em abundancia, e seja pobre em calorias e açúcares.
A melhor opção é preparar este alimento em casa, pois poderemos escolher os ingredientes a adicionar e colocar um teor mínimo de açúcar.

 

Imprimir
Granola caseira
Tempo Preparação
1 min
Tempo Confecção
25 mins
Tempo Total
26 mins
 


Ingredientes
  • 400 g Flocos de aveia integrais
  • 2 Colheres de sopa de sementes de chia
  • 2 Colheres de sopa de sementes de girassol
  • 2 Colheres de sopa de sementes de cânhamo
  • 2 Colheres de sopa de sementes de amêndoas em pele picadas
  • 2 Colheres de sopa de sementes de amendoins picados
  • 1 Colher de sopa de azeite
  • 4 Colheres de sopa de xarope de agave azul
Preparação
  1. Misturar todos os ingredientes secos;

  2. Misturar o azeite e o agave ao preparado anterior e de seguida misturar muito bem de forma a ficar homogéneo;

  3. Colocar tudo num pirex e espalhar bem;

  4. Levar ao forno durante 15 a 20 minutos ou até torrar a seu gosto.

Observações

Guarde num recipiente bem fechado e terá granola saudável muito rica em fibra e gorduras saudáveis que poderá adicionar a leite, iogurte, requeijão, queijo fresco e a fruta.

 Boas receitas!!


3 thoughts on “Granola caseira#1”

  • Vi que falou em receitas para fazer granola na televisão e procurei o seu blog. Ao ver a receita, por desconhecimento do produto pesquisei o que era xarope de agave azul. Qual não foi a minha surpresa que o primeiro link (http://comeceaemagrecer.com.br/xarope-de-agave/) refere que este é um produto tão mau como o açúcar 🙁

    Não será melhor a utilização de mel ?

    • Olá Bruno. O Xarope de agave e o mel são igualmente fontes de açúcar e por isso o seu consumo deve ser feito com moderação. O livro incide sobre os diferentes nomes que o açúcar pode ter e tanto o xarope de agave como o mel são na sua maioria (70 a 80%) constituídos por açúcar e por isso em demasia vão ser também nocivos. As vantagens relativamente ao açúcar é que nos fornecem algumas vitaminas e minerais. Pode usar, com moderação, qualquer uma das opções.

Deixar uma resposta