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Férias – Como Manter uma Alimentação Saudável

Férias – Como Manter uma Alimentação Saudável
Com a chegada do calor e do verão chegam também as férias e para a maioria das pessoas as férias grandes de 15 dias ou 3 semanas. Por esta altura tendemos a descurar os princípios de uma alimentação saudável devido às mais diversas razões: “Vou estar em família”, “Vou estar num hotel ou num regime de tudo incluído”, “Os meus filhos vão comer uma bola de berlim na praia e não irei resistir”, “Só me apetecem gelados”, entre outras frases que habitualmente oiço em consulta.
Estas premissas fazem com que seja mais difícil de cumprir a dieta contudo, não são impeditivas e não nos obrigam a fazer excessos alimentares diários.
Estarmos de férias significa descontração, descanso, ausência de rotinas e horários mas não devemos descurar as regras de uma alimentação saudável.
Dicas para as férias:
– Faça sempre o pequeno-almoço.
– Privilegie o consumo de saladas e legumes devido ao seu teor em água.
– Faça várias refeições ao longo do dia de forma a nunca sentir muita fome.
– Consuma 1 a 2 porções de fruta/dia e não mais pois contêm açúcar e em excesso promovem o aumento de peso.
– Opte por fazer os excessos alimentares (por exemplo: gelados, bolos, snacks salgados…) ao almoço ou como lanche e evite-os ao jantar e noite.
Snacks na praia
     – Fruta, lacticínios magros como iogurtes, queijo, frutos oleaginosos (1 punhado de nozes ou cajus ou amêndoas ou pinhões…), sticks de verduras cruas como pepino, aipo, cenoura, tomate cherry, gelatina 0% açúcar.

 

Almoço na praia (deve ser bem refrigerado) deve
optar por:
     – Uma salada enfrascada (artigo)
    – Uma tortilha (juntar 2 ovos, um pouco de fiambre ou atum ou frango e 1 a 2 legumes, bater tudo e levar num pirex ao forno ou fazer numa frigideira com o teor mínimo de gordura).

 

     – Uma “sandwich” com cogumelos portobello
     – Croquetes de vegetais (link)
– Se vai estar num hotel ou resort com tudo incluído atenção pois as tentações serão grandes.
Contudo não é por ter mais de 15 pratos/petiscos/doces à sua frente que tem de provar cada um, no mesmo dia! Opte por fazer uma única refeição – tal como faz em casa
– começando com uma salada para não ser completamente rígido. Cada dia poderá provar uma sobremesa ou petisco diferente.

 

 

– Ingira 1,5 a 2l de água por dia ou opte por chás frios, refrescos de fruta e hortelã e canela.
– Modere o consumo de bebidas alcoólicas pois possuem bastantes calorias e açúcar e promovem a desidratação.
– Pratique exercício físico – caminhadas, nadar, jogar raquetes na praia, dançar…
Peça ajuda aos seus familiares e amigos com quem viaja explicando que quer manter um plano alimentar saudável nas férias e que precisa da colaboração de todos. Quem sabe se não contagia alguém.
Expectativas realistas – Sejamos francos, ninguém (ou quase ninguém!) perde peso nas férias, por isso, o seu objectivo deve ser o de manter o peso que tem no momento. Não deve estar de férias stressado com o plano alimentar pois todos comem alimentos calóricos e tem de ficar a olhar. Esta pausa vai durar algumas semanas e também servem para ganhar novas forças e motivação e por isso não é grave se atrasar um pouco a chegada à sua meta. Geralmente o problema está nas quantidades que comemos e não no conteúdo do prato.

Dicas de uma Dietista. Sabor com saúde.

Para mais informações/marcação de consulta

Email – dietistasonia@gmail.com/ Tel. 937951720

 



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