Cereais de Pequeno-almoço

Cereais de Pequeno-almoço

E os cereais de pequeno-almoço?

Uma das questões que os pacientes me colocam é quais são os cereais de pequeno-almoço que devem consumir. A minha resposta é que não sou apologista destes alimentos pois são alimentos processados, geralmente com elevado teor em açúcar, baixo em fibras e porque possuem um índice glicémico mais elevado, comparativamente por exemplo ao pão, levando a que a pessoa tenha fome mais rapidamente.
No entanto não existem alimentos proibidos e existem alguns cereais com uma composição nutricional mais equilibrada.
A seguinte tabela apresenta a composição de algumas marcas que se encontram disponíveis em super e hipermercados.
Kcal
Proteínas
Hidratos de carbono
Açúcar
Lípidos
Fibra
Fitness original
372
8,4
78,4
17,2
1,4
5,9
Fitness chocolate
398
7,9
74,8
23,7
6,3
5,4
Kellogs Special K
375
9
79
17
1,5
4,5
Cereais Linha Pingo Doce
385
10
81
18
1,5
3,5
Kellog’s Corn Flakes
378
7
84
8
0,9
3
Nacional + linha clássico
390
11
80
17
2
3,7
Arroz e trigo integral Continente Equilíbrio
379
13
78
14
1
3,1
Kellogs All Bran plus
334
14
48
18
3,5
27
Kellogs All Bran Flakes
357
11,7
66,7
20
2
15
Weetabix original
357
11,5
68,5
4,5
2,1
10,1
Salutem cereal Mix integral
416
13
52,8
21,9
15,3
7,6
Salutem flocos tostados de aveia
432
10,4
67,9
22,5
11,7
6,8
Salutem flocos aveia integral
372
13,5
58,7
0,7
7
10
Salutem flocos centeio
292
9
60,1
1
1,7
14
Salutem flocos de trigo integral
301
11,7
59,6
0,8
1,8
10,3
Salutem flocos tostados de trigo integral
339
12,2
67,7
4,5
2,2
10,8
Salutem flocos cevada integral tostados
336
10
68
6
2
10
Salutem Multicereais crocante
446
9
67
26
14
7
Salutem Granola
496
13
49
17
26
8
Salutem Muesli integral frutos vermelhos
367
10
78
25
1
3
Salutem Corn Flakes integrais
373
9
72,2
1,2
3,2
9,9
A escolha dos cereais deve recair sobre os que possuem um menor teor em açúcar e gorduras e um maior teor de fibras.
Muitas marcas alegam que os seus cereais são integrais e são boas opções para quem se preocupa com a “linha” contudo devemos estar muito atentos às informações nutricionais do rótulo dos produtos.
Os cereais Kellog’s All Bran Plus e Flakes são muito ricos em fibra, mas para os tornar mais palatáveis é acrescentada uma grande quantidade de açúcar. Os cereais Fitness e Kellog’s originais possuem um elevado teor em açúcar e moderado a nível de fibras.
Os cereais que possuem frutos na sua composição tendem a possuir mais açúcar, pela própria fruta e como forma de a conservar, pelo que é preferível comprar um cereal natural (trigo, milho, centeio) e posteriormente acrescentar fruta fresca cortada no momento.
As minhas escolhas (devido às suas composições – baixo teor em açúcar e ricos em fibra) são Weetabix original, Salutem flocos aveia integral, Salutem flocos de centeio, Salutem flocos de trigo integral e a versão flocos tostados de trigo integral e Salutem Corn Flakes integrais. São opções pouco doces, mas pode-se sempre adicionar um pouco de fruta ou iogurte ou canela para intensificar o sabor.

A palavra-chave é variar. Varie ao máximo os alimentos que compõem o seu pequeno-almoço e nunca se esqueça desta refeição.

Dicas de uma Dietista. Sabor com saúde.



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