“Massa” Konjac

“Massa” Konjac

A massa Shirataki ou massa Konjac, de origem oriental, é produzida a partir da raiz do tubérculo com o mesmo nome. É composto de aproximadamente 97% de água e 3% de glucomanano, um tipo de fibra solúvel em água, que o nosso organismo não consegue digerir.

O valor nutricional do Konjac é muito baixo. Uma porção de 50g possui apenas 4 kcal, quase 60 vezes menos que a massa comum. É nutricionalmente pobre pois não possui quantidades significativas de proteínas, hidratos de carbono (2,3g por 100g), gorduras e vitaminas e minerais, razão pela qual é necessário adicionar legumes, gorduras saudáveis e proteína aquando a sua ingestão.
O seu consumo deve apenas substituir umas das refeições principais do dia, sendo uma boa opção para quem gosta de massa, mas não quer ingerir o seu teor em hidratos de carbono.
A presença de glucomanano ajuda em dietas de emagrecimento pois as fibras expandem no estômago e provocam uma sensação de saciedade. Este aumento de volume faz com que haja retenção de nutrientes ao longo do tubo digestivo:

  • adequado para diabéticos porque não altera os níveis de glicémia
  • diminui o colesterol LDL-c e triglicéridos e favorece o HDL-c
  • composto por 70% de fibra não irrita o intestino, ajuda a digestão e promove a eliminação de toxinas
  • evita a prisão de ventre ao actuar como um laxante suave.

Qualquer pessoa pode consumir, no entanto deve haver precaução em indivíduos com dificuldade na deglutição. É importante deixar um intervalo de 2 a 3 horas em relação à toma de medicamentos para não reduzir a sua acção.

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"Massa" Konjac
Tempo Preparação
1 min
Tempo Confecção
3 mins
Tempo Total
4 mins
 
Preparação
  1. Retirar da embalagem e passar por água. Colocar num recicipiente e aquecer no microondas (foi como fiz) ou no fogão durante cerca de 3minutos.

Gostei do resultado final!
A massa quase não possui sabor, tem uma consistência agradável ao paladar e é um pouco resistente ao mastigar, ou seja, al dente. Muito fácil de preparar, o seu sabor neutro faz com que adquira rapidamente o sabor do molho ou a preparação que o acompanha.
Bom apetite!!
Dicas de uma Dietista. Sabor com saúde.



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